quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Pão-de-ló tradicional ... à moda do norte de Portugal


Sabem aqueles bolos que sabem a Portugal, aqueles que nos remetem logo para a infância, para as reuniões familiares, as festas, os entes queridos. Para mim, um desses bolos é o pão-de-ló. Presença assídua sempre nas mesas de natal, passagem de ano e páscoa, é um dos bolos simples preferidos cá de casa. 
Lembro-me de ir com o meu pai sempre à mesma confeitaria comprar o que para nós era o melhor pão-de-ló até que um dia nos lembramos de experimentar fazer em casa. Não parecia complicado até porque só levava 3 ingredientes e o maior trabalho era feito pela batedeira, além de pouparmos tantos euros que valiam mesmo a experiência. Isto para dizer que desde então (e já lá vão uns quantos anos) é sempre a minha mãe que faz o nosso pão-de-ló. E se já tínhamos uma receita de eleição, faltava-nos a típica forma de barro para ser mesmo tradicional. Depois de encontrada finalmente a dita forma, tivemos uma desilusão porque nos deram algumas informações erradas e o nosso bolinho ficou longe do esperado (e isto foi mesmo no Natal, já estão a ver o tamanho da nossa desilusão). Mas como sou persistente, resolvi procurar uma solução e encontrei o que procurava no blogue "O meu refúgio culinário" (obrigada Mary pela simpatia e toda a ajuda). 
O que vos posso dizer é que agora temos 2 receitas de eleição de pão-de-ló cá em casa porque não conseguimos decidir qual o que gostamos mais. Espero que gostem porque nós gostamos ... e bastante!!!


Ingredientes:
- 6 ovos
- 6 gemas
- 330g de açúcar
- 230g de farinha com fermento

Comece por forrar uma forma de barro (própria para pão-de-ló) com papel almaço (caso não tenha esta forma, utilize uma de alumínio com buraco). Ligue o forno a 180º.
Coloque os ovos inteiros, as gemas e o açúcar numa taça e bata com a batedeira durante 20 a 30 minutos (o ideal é ser 30 minutos). Findo esse tempo, envolva cuidadosamente com uma espátula a farinha peneirada. Mal esteja tudo bem incorporado, verta na forma, tape com a tampa de barro (que vem com a forma) e leve ao forno durante 45 minutos. Ao fim desse tempo, retire a tampa e faça o teste do palito, caso ainda não esteja cozido, deixe estar mais 10 a 15 minutos mas convém estar atento para não deixar secar.
Retire do forno, tire com cuidado o pão-de-ló da forma e deixe arrefecer sobre uma grelha com um guardanapo por cima para evitar grandes diferenças de temperatura. 
Sirva frio, simples ou como mais gosto, acompanhado de um bom queijo da serra amanteigado.

Notas: 
- se puderem, usem ovos caseiros porque além de ficar um bolo mais amarelo, fica bem mais saboroso.
- façam o pão-de-ló um dia antes, ele com o tempo fica bem melhor e com um sabor mais apurado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...