segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Arroz salteado com legumes e ovo


Com o início de mais um ano, surgem todas aquelas listas de coisas que queremos fazer. E eu não sou diferente de todos mas este ano resolvi ter apenas uma resolução de ano novo - melhorar a minha saúde através da alimentação e exercício. A verdade é que tenho andado muito descuidada neste campo e nem caminhadas tenho feito. E se em termos de peso não tenha sofrido alterações significativas, sinto-me bem mais fraca que anteriormente e sinto a necessidade de voltar a entrar nos eixos.
Sendo assim, uma das minhas vontades é voltar a ter a "meat free monday" aqui no blogue como incentivo para uma alimentação mais cuidada. E hoje começo a semana com uma receita simples mas que adoro e faço algumas vezes. Pode ser feita de raíz ou feita para aproveitar arroz cozido de sobra, seja como for, fica uma delícia e bem saudável. Espero que gostem ...



Ingredientes:
- arroz cozido qb (usei arroz selvagem)
- ervilhas congeladas
- cenoura em rodelas finas
- pimento vermelho em cubos
- cebolinho fresco picado
- ovos
- sal e pimenta qb
- vinho branco 
- um fio de azeite
- cebola picada
- alho picado

Comece por cozer o arroz em água temperada com sal e um dente de alho. Depois de cozido, reserve.
Bata os ovos com uma pitada de sal e pimenta. Unte uma frigideira com óleo e deixe aquecer bem. Verta os ovos e rode a frigideira até obter uma espécie de crepe. Deixe alourar e vire ao contrário para cozinhar de ambos os lados. Depois de pronto, retire para um prato, enrole e corte em rodelas.
Leve ao lume um wok com um fio de azeite. Depois de aquecer, junte a cebola picada, a cenoura em rodelas bem finas e o alho picado. Quando a cebola amolecer, junte as ervilhas e o pimento, regue com o vinho e tempere de sal e pimenta. Deixe cozinhar os legumes e se necessário, acrescente um pouco de água. Quando os legumes estiverem no ponto, junte o arroz e envolva muito bem. Rectifique os temperos e deixe cozinhar mais 5 minutos para que todos os sabores se misturem. Sirva de seguida com as rodelas de ovo e o cebolinho picado.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...