quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Arroz doce tradicional ... à moda do Minho


Chegamos ao dia 25 e com isso a mais um desafio do "Cantinho das cozinheiras". Para este mês, a escolha do grupo recaiu sobre o blogue "O diário da Inês" e confesso que desta vez a escolha foi fácil. Como muitos de vós, também eu tenho uma lista de receitas que quero experimentar, seja na sua totalidade, seja apenas pela ideia interessante e por isso bastou-me ir espreitar para ver o que iria tirar agora da lista. Se a minha escolha inicial não fosse este arroz-doce que vos trago hoje, a verdade é que um dia destes deu-me os desejos por esta sobremesa e assim se experimentou a receita da mãe da Inês. Como resultado, obtive um arroz cremoso, docinho no ponto certo e com um travo cítrico muito agradável, aconselho a experimentarem.



Ingredientes:
- 1 litro de leite meio gordo (acrescentei mais 150ml de leite)
- 150g de arroz carolino
- 2 cascas de limão

- 2 cascas de laranja
- 1 pau de canela
- 1 pitada de sal
- 120g de açúcar (na receita original leva 160g)
- 4 gemas de ovo
- canela em pó qb

Método tradicional:
Misture as gemas com os 150ml de leite. Leve ao lume um tacho com o restante leite, as cascas de limão e laranja, o pau de canela e uma pitada de sal. Deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos. Ao fim desse tempo, acrescente o açúcar e deixe cozinhar mais um pouco. Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente a mistura das gemas e envolva bem. Deixe acabar de cozinhar. Deite num recipiente grande ou em taças pequenas. Quando estiver frio polvilhe com canela em pó.

Método robot de cozinha (Yammi):
Monte a lâmina de mistura. Misture as gemas com os 150ml de leite.
Coloque no copo o restante leite, o arroz, as cascas de limão e laranja, o pau de canela e o sal e programe 15minutos a 90°C, velocidade 1. Quando terminar o tempo retire a tampa e envolva com a espátula. De seguida adicione o açúcar e programe mais 25 minutos na temperatura 90°C, na velocidade 1. Quando faltar 15 minutos, acrescente pelo bucal as gemas previamente desfeitas no leite e deixe acabar de cozinhar. Deite num recipiente grande ou em taças pequenas. Quando estiver frio polvilhe com canela em pó.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...