quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Compota de maçã e framboesas ... um presente comestível


Lá estamos nós a meio de mais uma semana e a caminhar a passos largos para o Natal. Sei que alguns adoram esta quadra (eu, por exemplo) e outros só esperam que passe o mais rápido possível. E como cá em casa a época natalícia começa sempre a 1 de dezembro, a partir de agora o meu espírito entra automaticamente em modo "natal". Adoro todas as decorações, as músicas (algumas até algo pirosas), a decoração da mesa, a preparação dos doces e até o filme "Sozinho em casa" como companhia na véspera de Natal enquanto estou na cozinha a preparar os doces e a aromatizar a casa com aromas deliciosos. Mas se existe algo que não gosto é mesmo da parte dos presentes. Detesto ter de adivinhar o que as pessoas gostam ou necessitam e fico sempre nervosa com a reacção delas ao abrir os embrulhos. Além disso, também detesto receber. Eu sei que é estranho mas não é algo que me entusiasme. Acho que a febre dos presentes me passou depois da adolescência.
No entanto hoje venho-vos falar de um tipo de presente que adoro receber - presentes comestíveis. Gulosa como sou, não podiam ser outros, não é? E como hoje chegou também a minha vez de publicar na rubrica que já vos falei, a rubrica "A preparar o natal 2017", trago comigo uma compota de maçã e framboesas que fica deliciosa até para comer à colherada. Espero que gostem e quem sabe, seja algo para adicionarem aos vossos cabazes de Natal.






Ingredientes:
- 600g de maçã descascada em cubos
- 100g de framboesas congeladas
- 250g a 300g de açúcar 
- sumo de 1/2 limão

Método Yammi:
Colocar todos os ingredientes no copo e triturar 10 segundos na velocidade 5. Cozinhar depois 30 minutos na velocidade 1 a 100ºC, utilizando o cesto para tapar o buraco em vez do copo. No final do tempo, triturar mais 10 segundos, na velocidade 6. 
Verter para frascos esterilizados e deixar arrefecer os frascos virados ao contrário (costumo deixar assim durante 24 horas).

Método tradicional:
Colocar todos os ingredientes num tacho, triturar ligeiramente com a varinha mágica e deixar cozinhar até atingir a consistência de compota (coloque um pouco da compota num prato e passe o dedo sobre ela, se a compota não voltar a juntar-se, formando uma estrada, está no ponto). No final, triture novamente para ficar mais homogénea. 
Verter para frascos esterilizados e deixar arrefecer os frascos virados ao contrário (costumo deixar assim durante 24 horas).


E como não sou a única a partilhar, deixo-vos aqui um bolo rainha saudável, feito pela Sílvia (da página de facebook "As minhas perdições") que me parece ser uma delícia e irá estar presente na minha mesa de Natal também ...



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...