segunda-feira, 3 de julho de 2017

Cachaço de porco com batatas / Pork roast with potatoes



Quem me segue sabe que adoro desafios e quando a Inês, do blog  "O diário da Inês" me convidou para participar na sua rubrica “Comidas da mamã com ...” fiquei muito contente e logo com a certeza de qual receita trazer. Digo isto porque embora a minha mãe seja uma excelente cozinheira e tenha aprendido muito com ela, existe um prato que ela faz como ninguém e até hoje é dos meus pratos preferidos. Um prato simples, reconfortante, daqueles que quase se fazem sozinhos mas cheio de sabor e com umas batatas deliciosas, garanto. E como quem prova os assados da minha mãe, quer sempre repetir, deixo-vos aqui a partilha da receita dela, sempre feita a olho (acho que é o seu segredo) esperando que também gostem ...
Muito obrigada Inês pelo convite e sempre que precisares, conta comigo porque comida da mamã é o que não falta cá em casa. Espero que tenhas gostado deste prato, que mesmo passado tantos anos e tantos pratos provados, continua a ser um dos meus preferidos. 
E não se esqueçam de passar pelo blog da Inês e ver todas as receitas fantásticas que ela tem, além de imensas reviews sobre restaurantes que nos ajudam imenso a escolher e/ou conhecer novos espaços. Vão lá espreitar, garanto que a visita não será em vão :)  

scroll down for english version

CACHAÇO DE PORCO ASSADO COM BATATAS

Ingredientes:
- 1,5kg de cachaço de porco sem osso e limpo de gorduras
- 2 cebolas em rodelas finas
- 5 dentes de alho picados
- 4 a 5 folhas de louro
- um fio de óleo
- sal, pimenta e pimentão doce qb
- vinho branco qb
- batatas pequenas para assar

No dia anterior, dê uns cortes no cachaço, como se fosse fatiar mas cortando apenas até meio, de forma a não desmanchar a peça de carne. Tempere-a com os dentes de alho picados, o pimentão doce, o sal e a pimenta. Massage a carne e coloque as folhas de louro nos cortes que deu na carne.
Coloque numa assadeira (de preferência de barro) as cebolas em rodelas e por cima destas coloque a carne. Regue generosamente com o vinho branco, tape a assadeira e deixe marinar durante a noite (desta forma a carne irá ganhar muito mais sabor).
No dia seguinte, descasque as batatas e coloque-as na assadeira, à volta da carne. Tempere as batatas com uma pitada de sal e regue com um fio pequeno de óleo. Leve ao forno, pré-aquecido a 220º, durante cerca de 2 horas, virando a carne de vez em quando e regando-a com o molho que se criou.
Sirva acompanhado com arroz e salada ou esparregado.  


english recipe 

PORK ROAST WITH POTATOES

Ingredients:
- 1.5 kg of boneless pork skirt and fat free
- 2 thinly sliced ​​onions
- 5 cloves garlic, minced
- 4 to 5 bay leaves
- one strand of oil
- salt, pepper and sweet pepper to taste
- white wine qb
- small potatoes

The day before, cut the meat, as if to slice but cut only half way, so as not to break the piece of meat. Season with chopped garlic, sweet pepper, salt and pepper. Massage the meat and place the bay leaves in the cuts it gave on the meat.
Put the onions in slices and place the meat on top. Drizzle generously with white wine, cover the recipient and let it marinate overnight (this way the meat will gain a lot more flavor).
The next day, peel the potatoes and place them on the recipient, around the meat. Season the potatoes with a pinch of salt and drizzle with a small amount of oil. Bake in the oven, preheated to 220ºC, for about 2 hours, turning the meat from time to time and watering it with the sauce that has been created. Serve with rice and salad.



16 comentários:

  1. Ai isso parece uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Uma receita saborosa e reconfortante!!
    Adoro.
    Beijinhos.
    http://opecadomoraemcasa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto delicioso, adorei esta receita.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá. 😊
    Que engraçado a minha mãe também faz assim esta carne. É tão bom. A comida da mãe tem um pózinho mágico. Bela participação. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sara. Também concordo contigo, existe algo que as mães colocam na comida que a melhora logo e por mais que tentemos, não chegamos lá ;)

      Eliminar
  5. Querida Carla, mais uma vez obrigada por esta tua receita, que se percebe bem o porquê de ser dos teus pratos favoritos! :) Está dos mais apetitoso possível! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que tenho de agradecer o convite In~es, fiquei mesmo feliz e conta comigo sempre que precisares ;)
      Beijinhos ...

      Eliminar
  6. Que carne deliciosa Carla. Já comia...A minha mãe e avó também fazem tudo a olho, tal como tu, acho que é este o segredo delas. beijinhos

    saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, e o pior é que mesmo que estejamos sempre a olhar e a apontar, não vai sair igual.

      Eliminar
  7. Nada como as comidas da mamã verdade? Esse cachaço está de babar!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana, concordo plenamente contigo ^_^

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...