quarta-feira, 5 de abril de 2017

Semifrio de quark com kumquats


Cá em casa tem sempre de haver sobremesa, é algo mesmo pedido no final da refeição e se não houver nada, existe logo reclamação. E se umas vezes é apenas um iogurte, fruta ou gelatina, outras vezes é algo mais composto, que "encha os olhos"...  
Na tentativa de gastar os kumquats que temos cá em casa na árvore, a solução para a sobremesa um dia destes foi este semifrio, bem leve e rápido de se fazer, que acalmou os desejos por doces. Caso não tenham kumquats, podem substituir por laranja que fica igualmente saboroso.  



Ingredientes da base:
- 100g de bolacha digestiva
- 60g de manteiga de amêndoa (usei esta da Myprotein)
- 1 a 2 colheres (sopa) de leite

Ingredientes do recheio:
- 500g de queijo quark
- 3 colheres sopa de compota de kumquats (usei esta receita)
- 4 claras
- 3 colheres (sopa) de açúcar (é um pouco ao gosto de cada um, convém provar)
- 4 folhas de gelatina

Ingredientes da cobertura:
- 80g de chocolate de culinária
- 2 colheres (sopa) de leite


Para a base, triture a bolacha com a manteiga e junte o leite até obter uma farofa. Forre o fundo de uma forma de fundo amovível ou formas individuais. Calque bem e reserve no frio.

Para o recheio, comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos. Depois escorra-a e derreta no microondas durante 10 segundos.
Bata as claras em castelo com o açúcar. Bata o queijo e junte a compota, batendo até incorporar. Acrescente a gelatina derretida e por fim as claras batidas, envolvendo delicadamente. Verta sobre a bolacha e leve ao frio até solidificar. Quando estiver bem firme, desenforme e decore com o molho de chocolate.

Para o molho de chocolate, leve o chocolate e o leite ao microondas durante 1 minuto na potência máxima. Retire e mexa muito bem com uma colher até obter um creme homogéneo e brilhante. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...