segunda-feira, 3 de abril de 2017

Pão de cevada e sementes de alcaravia (sem amassar)


A "padaria" cá de casa tem andado mais agitada do que o costume e a vontade de fazer pães diferentes também. A vantagem deste que vos deixo aqui hoje é que não precisam de uma máquina para o fazer nem braços fortes para o amassar, apenas uma taça grande e uma colher de pau. Por isso, o pão perfeito para quem quer começar a aventura pelos pães caseiros, algo que aconselho vivamente. Aproveitem o fim-de-semana que está a chegar e experimentem, vão gostar :)


Ingredientes:
- 250g de farinha de trigo
- 250g de farinha de trigo integral
- 1 colher (sopa) de cevada em pó
- 2 colheres (chá) de sementes de alcaravia
- 360ml de água (pode precisar de um pouco mais)
- 10g de fermente de padeiro fresco
- 1 colher (chá) de sal

Dissolva o fermento num pouco de água. Num recipiente grande coloque todos os ingredientes e mexa com uma colher de pau até que a mistura fique homogénea (não convém ficar nem muito dura nem demasiado pegajosa). Tape e deixe descansar cerca de 2 horas à temperatura ambiente. Depois desse tempo, molde o pão no formato desejado e deixe descansar mais 30 minutos (evite amassar para que não perca o ar). Leve ao forno a 200º até cozer. Deixe arrefecer sobre uma grelha.

PS: usei 2 colheres de cevada mas fica bastante forte o que pode não agradar a todos os palatos, com 1 colher fica mais suave. Este pão fica óptimo com queijo, por exemplo.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...