terça-feira, 11 de abril de 2017

Kafta com arroz grego e molho tzatziki ... para um almoço grego


Vocês já conhecem o meu fascínio pelas viagens através dos sabores e hoje convido-vos a embarcar comigo em mais uma dessas minhas gulosas viagens. Desta vez, a minha passagem passou por um país bem azul e branco, com grande influência árabe e mediterrânea na gastronomia - a Grécia. Um prato bem fresco, leve e com um gosto a verão, perfeito para estes dias quentes que se têm vindo a sentir ...





Ingredientes para a kafta:
- carne de vitela picada
- cebola picada finamente
- salsa fresca picada
- hortelã fresca picada
- sal e pimenta

Ingredientes para o arroz grego:
- 1 medida de arroz
- cenoura em cubos pequenos
- sultanas
- cebola picada
- alho picado
- pimento verde e vermelho em cubos pequenos
- caldo de galinha (opcional)
- 2 medidas de água
- sal e pimenta qb
- azeite

Ingredientes para o molho tzatziki:
- 1 iogurte grego natural
- pepino em cubos bem pequenos sem sementes (cerca de 2/3 da quantidade do iogurte)
- 1 dente de alho picado finamente
- hortelã fresca picada
- salsa fresca picada
- umas gotas de sumo de limão
- sal e pimenta qb



Para o molho de iogurte, misture todos os ingredientes e guarde no frigorífico pelo menos 1 hora antes de servir. 

Para as kafta, misture todos os ingredientes muito bem. Forme bolas e enfie num palito (uso paus de espetada partidos a meio). Vá apertando a carne e dando uma forma mais oval. Leve ao frigorífico cerca de 30 minutos a 1 hora para ganhar gosto. Depois desse tempo, aqueça uma frigideira com um fio pequeno de azeite e depois de bem quente, leve a grelhar as kaftas, tendo o cuidado de ir rodando para cozinhar e dourar de forma homogénea. Sirva as kaftas com o molho de iogurte, o arroz e pão sírio (pita) torrado.

Para o arroz, leve ao lume um tacho com um fio de azeite bem pequeno e refogue a cebola e o alho até a cebola amolecer. Junte os pimentos, a cenoura, as sultanas, o cubo de caldo de galinha e o arroz. Deixe fritar um pouco e acrescente a água quente. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até que o arroz esteja cozido.

Se quiser fazer o arroz na Yammi como eu, coloque no copo a cebola e o alho, pique 10 segundos na velocidade 5. Junte a cenoura, os pimentos, as sultanas e um fio de azeite. Refogue 3 minutos, velocidade 1, temperatura 100º. Coloque no cesto o arroz, uma pitada de sal, o caldo de galinha e a mistura refogada. Verta 950 ml de água para o copo e programe 13 minutos, velocidade 3, temperatura ST. Se no final do tempo achar que ainda não está cozido no ponto, acrescente mais 2 minutos.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...