segunda-feira, 24 de abril de 2017

Bolo de abóbora e nozes ... uma versão mais light e saudável


Já tinha dito um dia destes que os doces não têm sido uma prioridade na cozinha cá de casa mas ao domingo tem mesmo de existir algo e um bolo de abóbora andava na minha cabeça há dias. Mas não podia ser um bolo qualquer, teria de ser integral, levar menos percentagem de açúcar e nem uma pinga de gordura adicionada (às vezes tenho manias e sou um pouco teimosa). Sendo assim, fui ver o que havia cá por casa (sim, não sou pessoa de sair para ir comprar algo específico de prepósito) e voilá, saiu este bolo. Ficou um bolo húmido mas fofo ao mesmo tempo, doce mas não muito, com um gosto especial (em parte pelo uso do açúcar mascavado escuro que adoro) que vou repetir mais vezes, de certeza absoluta. Espero que gostem deste meu bolo ligeiramente mais saudável mas igualmente saboroso e comecem assim ainda melhor a semana!  





Ingredientes:
- 400g de puré de abóbora (cozi e depois de escorrida e triturada pesei)
- 1 chávena de farinha de trigo
- 1 chávena de farinha de trigo integral
- 1 chávena de açúcar mascavado escuro (aos gulosos aconselho aumentar um pouco)
- 4 ovos
- 1 chávena de leite magro
- sumo e raspa de 1 laranja
- miolo de noz qb
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (chá) de fermento em pó

A chávena tem a capacidade de 230ml.

Bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar e ficar um creme fofo. Acrescente o sumo e raspa da laranja, a abóbora e o leite. Bata mais um pouco e junte aos poucos as farinhas, batendo sempre. De seguida, acrescente a canela e o fermento, envolvendo bem.
Por fim, bata as claras em castelo e envolva delicadamente na massa assim como o miolo de noz partido grosseiramente. Verta para uma forma untada e polvilhada e leve a assar a 180º (forno pré-aquecido) durante cerca de 45 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer.

Para a cobertura:
- 150ml de leite magro
- 2 colheres (sopa) de cacau magro em pó (ou chocolate se não gostarem de cacau)
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- miolo de noz, laranja desidratada e coco ralado para decorar (opcional)

Enquanto o bolo arrefece, prepare a cobertura. Leve ao lume um tacho com o leite, o amido de milho e o cacau. Mexa sempre até engrossar. Ainda quente, verta sobre o bolo e decore a gosto. 

PS: embora não seja uma opção saudável, este bolo fica óptimo com uma bola de gelado de baunilha. E, se não gostarem de abóbora podem substituir por cenoura que fica igualmente saboroso ;) 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...