segunda-feira, 13 de março de 2017

Cubinhos de soja ao estilo asiático


Cá em casa a alimentação tende a ser o mais variada possível, temos pratos que fazem mal (felizmente poucos) e para contrabalançar, surgem os pratos mais saudáveis. Portanto, um equilíbrio de uma alimentação que tende a ser o menos evasiva possível para a nossa saúde. E, com isto, ando sempre há procura de alimentos e receitas novas para testar, surgindo assim a soja cá em casa.
Mas tenho de confessar que não é um produto que aprecie muito, em parte por não ter sabor (nada que não se resolva com uma mão de especiarias). Então, depois de ter experimentado a soja fina para lasanhas, bolonhesa e chili, resolvi testar a soja em nacos para outros pratos e foi assim que esta refeição apareceu na mesa cá de casa. O único conselho que deixo a quem experimentar é que não tenham medo de usar e abusar dos temperos porque são necessários para dar um sabor agradável à soja, tirando isso, ficou bastante saborosa e bem leve para mais uma meat free monday aqui no blog.

 

Ingredientes:
- soja granulada grossa
- molho teriyaki
- molho de soja
- mistura de legumes chineses
- alho picado
- azeite
- caldo de legumes
- amido de milho
- gengibre fresco

Prepare o caldo de legumes (eu dilui um cubo de caldo de legumes em água quente).
Coloque numa taça a soja e cubra com uma parte do caldo de legumes quente. Tempere com molho de soja e gengibre fresco ralado. Deixe descansar pelo menos 30 minutos (quanto mais tempo estiver, mais sabor irá absorver). Quando estiver bem demolhada, escorra levemente e corte a soja em pedaços mais pequenos, reserve.
Leve ao lume uma frigideira com um fio pequeno de azeite (muito pouco) e o alho picado. Deixe refogar até o alho largar o seu aroma e acrescente os legumes chineses. Deixe refogar cerca de 2 minutos, acrescente a soja e tempere com o molho de soja, o molho teriyaki e mais um pouco de gengibre ralado. Deixe cozinhar até que os legumes fiquem "al dente". Nessa altura, misture um pouco de amido de milho num pouco de caldo de legumes e junte ao preparado, mexa para envolver e engrossar. Rectifique os temperos se necessário e sirva de seguida, acompanhando com arroz. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...