terça-feira, 12 de abril de 2016

Simnel Cake

Quem me visita sabe da minha paixão por doces e quando tenho a possibilidade de os fazer, nunca consigo dizer que não. Com mais um desafio à porta do Sweet World, lançado pelo blog Basta Cheio e o blog Lemon & Vanilla, desta vez a dobrar com o tema da Páscoa, fiquei logo com vontade de experimentar este bolo. Não que seja um bolo que me suscitasse curiosidade, aliás já me tinha deparado com ele no livro "Doze meses de cozinha" (a minha bíblia culinária) e tinha passado à frente. Mas como era para fazer, toca a ir para a cozinha e experimentar mais um doce, desta vez uma tradição pascal do Reino Unido, uma forma de viajarmos através dos sabores. 

Este bolo, tradicional do Reino Unido, teve a sua origem na Idade Média e está ligado às festividades da Páscoa e do dia das Mães. É um bolo composto por diversos frutos, aromatizado com especiarias e raspa de citrinos. A sua decoração é sempre composta por onze ou doze bolinhas que representam os apóstolos ou Jesus mais os apóstolos, sendo sempre excluído Judas. No final, o massapão costuma ser ligeiramente tostado.


Em relação ao bolo em si, posso dizer que gostei bastante e ficou aprovado por cá. Segui a receita da Susana (a anfitriã ) mas dei-lhe uns quantos ajustes para o tornar menos pesado a nível nutricional sem que com isso o bolo perdesse a sua êssencia. Um bolo bem aromático, nada seco, bem recheado (embora uma parte dos frutos tenha resolvido descer até ao fundo do bolo), ideal para a época pascal e não só, aliás este foi feito somente agora. Receita a repetir sem dúvida e mais um desafio concretizado.


receita adaptada da Susana do blog Basta Cheio
Ingredientes para o bolo:
- 225g de farinha com fermento
- 90ml de leite
- 130g de açúcar amarelo
- 90g de margarina amolecida
- 4 ovos
- raspa de 1/2 laranja
- raspa de 1/2 limão
- 1 colher (chá) de cardamomo em pó
- 1 colher (chá) de canela
- 1 colher (café) de gengibre em pó
- 70g de sultanas
- 180g de frutos secos (usei amêndoa, noz, figos e fruta cristalizada)

Ingredientes para o massapão:
- 90g de açúcar em pó
- 90g de açúcar refinado
- 180g de amêndoa ralada finamente
- extracto de amêndoa a gosto
- 1 ovo batido


Para o massapão:
Misture os açúcares com o ovo e mexa. Leve o recipiente ao lume em banho-maria e mexa sempre até começar a espessar (cerca de 10 minutos). Retire do lume, junte o aroma de amêndoa e coloque o recipiente sobre cubos de gelo, mexendo sempre até arrefecer (não fiz esta etapa). Junte a amêndoa peneirada e envolva até obter uma pasta. Divida a massa em 3 partes. A uma dela, corte cubos pequenos e polvilhe com farinha. Reserve a restante pasta, tapada com película aderente.

Para o bolo:
Peneire a farinha com as especiarias e reserve. Bata os ovos com o açúcar, junte a margarina e bata mais um pouco (cerca de 1 minuto). Junte o leite, a mistura de farinha e a raspa dos citrinos. Bata até ficar uma mistura homogénea. Envolva delicadamente os frutos e os cubinhos de massapão.
Verta a massa para uma forma redonda (previamente untada e polvilhada) e leve ao forno a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até o teste do palito sair seco. Desenforme e deixe arrefecer.

Para a decoração:
Forme onze bolinhas de massapão e reserve. Polvilhe a bancada com açúcar em pó e estique a restante pasta até obter um disco do tamanho do bolo. Pincele a superfície do bolo com doce de pêssego (ou outro a gosto), cubra com o disco de massapão. Decore com as onze bolinhas de massapão (use a compota para aderirem melhor). Para ficar mais bonito, use o queimador eléctrico para lhe dar uma cor.

Notas:
- Pelo que pesquisei, existe quem coloque o massapão apenas na cobertura, quem o coloque na cobertura e pequenos pedaços espalhados pela massa (como eu) e quem opte por colocar um disco também no meio da massa (o mais tradicional). 
Caso opte pela primeira, faça apenas metade da quantidade de massapão.
Caso opte pela terceira, estique um terço da pasta obtida e reserve. Depois da massa do bolo pronta, verta para uma forma redonda (previamente untada e polvilhada) metade da massa, coloque o disco de massapão e verta a restante massa. Leve ao forno a cozer até o teste do palito sair seco.

- Os frutos que se colocam na massa são um pouco ao critério de cada um, geralmente nunca faltam as sultanas e os corintos mas eu acabei por o enriquecer um pouco mais com o que tinha por casa (embora me tenha irritado que uma grande parte dos frutos fossem parar ao fundo do bolo).

3º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Simnel Cake"


52 comentários:

  1. Ai que delicia deve ter ficado
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado, nós gostámos bastante, não durou muito :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigado Natércia, gostei bastante de o fazer :)

      Eliminar
  4. Looks really delicious:) Thanks for recipe:)
    Would you like to follow each other? Let me know and I follow you back:*
    kisses
    http://irreplaceable-fashion.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Que maravilha de bolo!!
    bjinhos ***
    http://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Eu não conhecia o bolo quando o vi no blogue da Susana.
    Pareceu-me bastante interessante, até porque adoro massapão!
    O teu ficou lindo também!
    Fico com uma vontade de roubar uma fatia para o lanche!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se pudesse mandava-te uma ... até para mim que não ligo a massapão, gostei bastante deste bolo :)

      Eliminar
  7. Está bem bonito! E deve ser bem bom! Nunca fiz mas um dia quero fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não fosse este desafio, também não o faria. Era um bolo que sempre me passou ao lado, nunca lhe dei grande importância mas agora que o experimentei, gostei muito :)

      Eliminar
  8. Este será um dos próximos a fazer, sem duvida!!! a mata cá de casa é que não aprecia muito amêndoa, vou ter de o fazer só para mim, que chatice!!!!!:) :)
    O teu ficou maravilhoso, apetece-me tanto uma fatia!!!!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, se pudesse mandava-te uma :)
      Experimenta colocar o massapão apenas na superfície, assim não vai interferir com o bolo e quem não gostar pode retirar essa pequena camada, assim todos ficam felizes.

      Eliminar
  9. adoro bolos com especiarias e esse deve ser uma verdadeira perdição!!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar, por cá gostámos bastante :)

      Eliminar
  10. Não conhecia esse bolo,mais pelas fotos acredito que deve ter ficado muito bom :)
    Obrigada por visitar e comentar no meu blog.
    Parabéns pelo seu e já estou seguindo(não deixe de seguir o meu também ).

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pela visita, eu já sou tua seguidora, volta sempre :)

      Eliminar
  11. Está bem bonito! Massapão e pasta de açúcar não é comigo; apesar de se fazerem coisas fantásticas.
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não sou fã deste tipo de pastas mas de vez em quando lá sai alguma coisa :)

      Eliminar
  12. Que belo Simnel, Carla! :)
    Fico mesmo contente que tenhas optado por fazer este bolinho, que é bem diferente mas agrada muito, não é?
    Por cá surpreendeu-me muito pela positiva, pois à partida não parecia o meu tipo de bolo, mas comi, repeti e não será uma receita para esquecer, seguramente.
    O teu ficou perfeito, muito bonito! :)
    Parabéns e Muito Obrigada por nos acompanhares!

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Susana, com este desafio tenho vindo a conhecer doces que desconhecia e outros que me tinham passado ao lado, como este. Mas foi um bolo que gostei bastante e voltarei a repetir de certeza!
      Que estes desafios continuem durante muito tempo, eu pelo menos agradeço já que tenho saído pela minha zona de conforto e tal como tu, comi e repeti :)

      Eliminar
  13. Uau Carla, ficou muito lindo! :) Por mim comia uma fatia agora mesmo. :D Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Inês, se pudesse mandava-te uma com muito prazer, ias gostar :)

      Eliminar
  14. Hey dear, love this post so much, great job!!!
    My new post is up, so please check it out, and I started following you so if you could return,it would mean so much to me!
    http://missbabybluelove.blogspot.rs/

    ResponderEliminar
  15. Hummmm: o que eu adorei este Simnel cake. Ao ver o teu ,que está lindíssimo ,fiquei com vontade de o voltar a provar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma delícia, não é? e eu que nunca lhe dei grande importância :)

      Eliminar
  16. Carla querida, esse bolo é uma tentação.Fiquei daqui babando e imaginando a delícia. Ficou com uma aparência belíssima!
    Parabéns!
    Bjssss amiga

    ResponderEliminar
  17. Que delicia amei
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  18. Carla minha linda,
    Que Simnel lindo o teu!!! Adorei as tuas adaptações e essas especiarias devem ter-lhe dado um pefume e sabor fabulosos!!
    Olha, acreditas que eu também nunca tinha feito um Simnel? E tal como tu, sempre que o via nos livros, passava ao lado e não lhes ligava nenhuma, facto que mudou completamente, pois adorei!!
    Obrigada por mais um desafio superado com sucesso e por te aventurares em algo que à partida não te despertava grande interesse. Esse é um dos objectivos.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais tenho gostado nestes desafios é mesmo a parte de descobrir novos doces e ser "obrigada" a testá-los, mesmo que inicialmente não me tenham suscitado grande interesse como foi o caso deste bolo. Mas o que mais gosto ainda é quando sou surpreendida e fico completamente rendida. Deste bolo só posso dizer bem e mesmo não apreciando massapão, tenho a certeza que o vou repetir :)
      Por isso, obrigado eu Lia, por continuarem a propor-nos estes desafios bem docinhos :D

      Eliminar
  19. Sem palavras, que lindo que está. Deve ser tao bom. Já me servia de uma bela fatia.... hihihi. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, posso garantir que é uma delícia ... por aqui foi devorado :D

      Eliminar
  20. Ficou muito bonito! Acho que também vou experimentar!! Beijinhos! Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, tens mesmo de experimentar, por cá fez imenso sucesso e já disseram que é receita para repetir :)

      Eliminar
  21. Que delícia, parece que ficou muito bom.
    Bjus
    Jaque
    www.quebreiaregra.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ficou mesmo, tens de experimentar, por cá ficamos surpreendidos e viramos fãs :)

      Eliminar
  22. De aspecto está fantástico!
    Parece-me uma excelente sugestão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luísa, tens de experimentar. Estava algo céptica em relação a este bolo mas este conquistou-me a mim e aos que o provaram por cá, até já foi pedido para repetir :)

      Eliminar
  23. Fiquei convencida! Parece-me ser um bolo diferente e muito bom :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que eu não dava um tostão por ele até o provar, agora o caso já é outro :D

      Eliminar
  24. Querida Carla :)
    Tenho estado em falta para com os meus amigos... mas hoje tinha de ver o teu Simnel cake. Lindo e delicado como a ocasião pedia, e eu, fique irremediavelmente fã!!
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Rosa, este bolo é realmente fantástico, uma delícia que eu nem imaginava mas que por aqui também conquistou muitos fãs :) Beijinhos ...

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...