sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Leite creme merengado - receita Yammi


Sempre gostei de leite-creme, principalmente queimado. Aliás, de todos os doces de Natal, este sempre foi um dos meus preferidos e está sempre presente no meu pequeno-almoço do dia 25 de dezembro. Como tal, quando vi a receita no livro da Yammi, decidi que tinha de o experimentar e como estávamos na época natalícia não podia esperar por uma altura melhor. Mas quem me conhece já sabe como eu sou e tenho sempre de alterar qualquer coisinha. Sendo assim, deixo-vos aqui não a receita exacta do livro mas a minha versão (muito parecida), numa apresentação um pouco diferente mas igualmente saborosa.

Ingredientes:
- 800ml de leite magro
- 3 gemas de ovo
- 50g de maisena
- 100g de açúcar
- casca de meio limão 
- 1 pau de canela

- 3 claras
- 2 colheres (sopa) de açúcar  
- caramelo líquido qb
- canela em pó qb

Colocar no copo da Yammi (com a lâmina de corte) o leite, a maisena (dissolver primeiro no leite), o açúcar e as gemas. Programar 15 segundos na velocidade 5. Juntar a casca de limão e o pau de canela e programar 25 minutos na velocidade 2, a 90º. Verter para uma travessa previamente barrada com caramelo líquido (pouco) e polvilhar com canela. O creme vai parecer líquido mas endurece bastante quando arrefece.
Entretanto bater as claras em castelo e juntar o açúcar até ficarem bem firmes. Colocar colheradas sobre o creme e levar ao forno, na função grill, até dourar a gosto. deixar arrefecer e servir bem fresco.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...