domingo, 20 de dezembro de 2015

Pão de ló ... a receita perfeita (pelo menos cá em casa)

Ficou um pouco tostadinho mas cá em casa gostam assim :(
Adoro pão de ló e este é mais um dos doces que nunca falta na nossa mesa de Natal. Tendo preferência por o pão de ló de fatia e não o de ovos moles, experimentamos algumas receitas mas esta tornou-se mais uma cá de casa e posso-vos dizer que esta é mesmo perfeita, não tem como errar mesmo. 
Digo isto porque no Natal do ano passado, quando o estava a preparar, tudo correu mal. A farinha já tinha acabado a validade (era do irmão que compra a farinha e se esquece dela no armário) e era sem fermento, eu como não reparei também não coloquei fermento e, para complicar um pouco mais, as claras não ficaram em castelo firme. Quando o coloquei no forno estava mesmo convencida que seria algo digno do lixo e não da mesa de consoada mas, contrariando tudo e todos, saiu fofo, húmido qb e cresceu, mesmo sem o dito fermento. 
Concluindo, é a receita perfeita :)

Como podem ver, este é o tal em que tudo correu mal 
Um interior mesmo fofo e delicioso  
Ingredientes:
- 9 ovos
- 3 gemas
- 300g de açúcar*
- 150g de farinha com fermento

Bater as gemas com o açúcar durante 15 minutos até obter um creme leve e fofo. Juntar a farinha com cuidado e por fim as claras batidas em castelo. Verter para uma forma de buraco forrada com papel próprio (ou em último caso papel cavalinho, daquele que se usa para desenhar). Levar ao forno a 180º, durante cerca de 45 minutos ou até dourar e o teste do palito sair quase seco. Cá em casa gostamos dele levemente húmido mas se gostar mais seco, deixe ficar no forno até o palito sair completamente seco. Ele fica bom de qualquer forma :)

* como temos reduzido o consumo de açúcar cá em casa, agora tenho colocado apenas 250g e ainda achámos bem docinho. Mas para a maior parte dos paladares, com 300g fica perfeito.

10 comentários:

  1. Olá Carla, pão de ló caseiro é sempre bem-vindo e no meu caso aceito uma fatia de queijo para o acompanhar :-) Esse está tão bonito, mesmo assim moreno... Aproveito para desejar um Bom-Natal com muita saúde e tudo de bom. Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não consigo dizer que não a uma fatia e com queijo da serra ainda melhor...
      Bom Natal para ti e os teus :)

      Eliminar
  2. Acabei de fazer um! Não é bem pao de lo mas anda la perto! É para fazer o bolo de anos do meu marido que será bolo de tiramissu! Eu não gosto da crosta do pao de lo tão tostada mas resolvo isso num instante, manda pra cá uma fatia que retiro a crosta e como o miolo pois aposto que está muito bom! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sou como tu, se estiver tostado, tiro a capinha mas como cá em casa gostam assim, há que tentar a gradar a todos :) Mas agora que falaste em tiramisú, abriste-me o apetite ...

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Esta não tem como dar errada e ao contrário de muitas que andam por aí, não ficamos com excesso de claras para gastar :)

      Eliminar
  4. Vivi muitos anos a achar que pão de ló era só aquele bolo mais seco que se come às fatias. Quando descobri o pão de ló que é "líquido" por dentro foi como chegar ao céu! :D
    Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente pão de ló há para todos os gostos e embora eu não goste de o comer à colher, gosto dele levemente húmido, com uma fatia de queijo por cima :)

      Eliminar
  5. Adoro pão-de-ló e este ficou fantástico,...também costumo a fazer,....
    Desejo um Santo e Feliz Natal, com muita saúde, paz, amor e dinheiro :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Adoro essas receitas infalíveis! O pão de ló fofo é muito bom :)

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...