segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Lentilhada (ou lentilhas com chouriço e ovos escalfados

Espero que tenham passado um natal muito feliz e agradeço a todos que por aqui passaram e deixaram os seus comentários. Depois dos abusos do Natal (ai que daqui a menos de uma semana vem outra dose), nada como uma receita de reconforto, cheia de sabor e rápida de se fazer.
Confesso que leguminosas são um dos alimentos que eu gosto imenso. Além de serem uma óptima fonte de fibra, são muito versáteis e uma óptima aquisição para se ter na dispensa. As lentilhas, ainda têm um ponto mais positivo em relação aos restantes porque não necessitam de muito tempo de cozedura. Deixo-vos aqui esta sugestão, que tão bem sabe nestes dias frescos, mesmo que o aspecto não seja o mais convidativo :) 
Ingredientes:
- lentilhas
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- 1 cenoura em rodelas finas
- rodelas de chouriço*
- 4 ovos
- 3 colheres (sopa) de polpa de tomate
- vinho branco qb
- sal, piripiri, colorau e cominhos

Comece por demolhar as lentilhas em água fria durante cerca de 30 minutos (ajuda a que cozam mais rápido).
Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, a cebola, os alhos e o louro. Quando a cebola amolecer, junte a cenoura, o chouriço, a polpa de tomate e o vinho, deixe refogar um pouco. Junte as lentilhas e os temperos, cubra com água e deixe cozinhar as lentilhas. (se for necessário, junte mais água). Quando as lentilhas estiverem cozidas, rectifique os temperos e junte os ovos. Deixe cozinhar mais 2 minutos e sirva logo de seguida. Pode acompanhar com arroz, caso deseje. 

* use chouriço de boa qualidade, eu usei chouriço mouro, corrente e bacon.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...