sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Compota de maçã, canela e gengibre


Com as últimas maçãs da árvore cá do quintal (que são super docinhas e sumarentas) resolvi fazer uma compota bem caseirinha, algo que cá em casa gostámos bastante. Depois de pesquisar na net por uma receita diferente, encontrei aqui algo que me agradou, depois foi só alterar um pouco mais ao meu gosto (desculpem mas não consigo evitar) e saiu uma das melhores compotas de maçã que já comi (e foi bastante elogiada pelos comensais mais próximos). Já a estou a imaginar nuns brioches, nuns iogurtes naturais ou a cobrir um cheesecake, humm ...



Ingredientes:
- 1200g de maçãs (usei golden)
- 350g de açúcar*
- raspa e sumo de meio limão
- 2dl de água
- 1 pau de canela
- 1/2 colher (chá) de canela em pó
- 1/2 colher (chá) de gengibre em pó

Descasque as maçãs e corte em cubos pequenos. Misture-as com os restantes ingredientes e leve ao lume (brando) até estarem cozidas e macias. Triture levemente com a varinha mágica (caso goste dela mais homogénea como eu) e deixe apurar até estar no ponto desejado (quando colocar um pouco de compota num prato e passar o dedo, tem de criar uma espécie de estrada). Coloque em frascos esterilizados e vire-os ao contrário (desta vez não fiz). 

* Como as maçãs eram muito doces, diminuí bastante no açúcar e ficou no ponto doce que gostamos cá em casa. Caso as maçãs sejam mais ácidas, é melhor aumentar a quantidade de açúcar.
Depois de frio, aconselho a conservar no frio uma vez que leva pouco açúcar.

Nota importante: não deitem fora as cascas, amanhã eu explico porquê.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...