segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Uma espécie de moqueca de peixe - à moda cá de casa



Gosto imenso de viajar, nem que seja pelo palato. A moqueca de peixe é um dos pratos brasileiros que à muito tempo eu queria experimentar mas ia adiando e adiando até que o meu irmão reclamou pela dita cuja. Eu sei que esta não é a verdadeira moqueca, mas é algo parecido e que agradou aos comensais cá de casa. Depois de vaguear pela net e de ver tantas versões, resolvi fazer uma versão simples, uma espécie de apanhado de várias receitas, mas não menos saborosa, com os ingredientes que tinha cá em casa. Só tive pena de não ter o óleo de dendé, que em quase todas as receitas era usado, mas fica para a próxima. Sim, porque esta é uma receita de peixe para repetir.




Ingredientes(4 pessoas):
- peixe branco à escolha (eu coloquei 6 fishburguers e 2 postas de pescada)
- um pimento vermelho
- 1 cebola
- 2 tomates maduros
- 4 dentes de alho
- 200 ml de leite de coco
- 1 folha de louro
- vinho branco qb
- sal e piri-piri qb
- azeite qb
- salsa ou coentros picados (eu usei salsa)
- sumo de meio limão

Temperar o peixe com sal, pimenta, alho picado e sumo de limão.
Num tacho largo colocar o azeite, as cebolas em rodelas, o alho picado e o louro e deixar amolecer. Juntar o pimento em tiras, o tomate em rodelas e o vinho. Deixar refogar um pouco e juntar metade do leite de coco. Temperar e juntar o peixe. Quando o peixe estiver quase cozinhado, juntar o restante leite de coco e rectificar os temperos. Servir de seguida, polvilhada com salsa picada e acompanhada com arroz branco soltinho e salada.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...