quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Compota de maçã e framboesas ... um presente comestível


Lá estamos nós a meio de mais uma semana e a caminhar a passos largos para o Natal. Sei que alguns adoram esta quadra (eu, por exemplo) e outros só esperam que passe o mais rápido possível. E como cá em casa a época natalícia começa sempre a 1 de dezembro, a partir de agora o meu espírito entra automaticamente em modo "natal". Adoro todas as decorações, as músicas (algumas até algo pirosas), a decoração da mesa, a preparação dos doces e até o filme "Sozinho em casa" como companhia na véspera de Natal enquanto estou na cozinha a preparar os doces e a aromatizar a casa com aromas deliciosos. Mas se existe algo que não gosto é mesmo da parte dos presentes. Detesto ter de adivinhar o que as pessoas gostam ou necessitam e fico sempre nervosa com a reacção delas ao abrir os embrulhos. Além disso, também detesto receber. Eu sei que é estranho mas não é algo que me entusiasme. Acho que a febre dos presentes me passou depois da adolescência.
No entanto hoje venho-vos falar de um tipo de presente que adoro receber - presentes comestíveis. Gulosa como sou, não podiam ser outros, não é? E como hoje chegou também a minha vez de publicar na rubrica que já vos falei, a rubrica "A preparar o natal 2017", trago comigo uma compota de maçã e framboesas que fica deliciosa até para comer à colherada. Espero que gostem e quem sabe, seja algo para adicionarem aos vossos cabazes de Natal.






Ingredientes:
- 600g de maçã descascada em cubos
- 100g de framboesas congeladas
- 250g a 300g de açúcar 
- sumo de 1/2 limão

Método Yammi:
Colocar todos os ingredientes no copo e triturar 10 segundos na velocidade 5. Cozinhar depois 30 minutos na velocidade 1 a 100ºC, utilizando o cesto para tapar o buraco em vez do copo. No final do tempo, triturar mais 10 segundos, na velocidade 6. 
Verter para frascos esterilizados e deixar arrefecer os frascos virados ao contrário (costumo deixar assim durante 24 horas).

Método tradicional:
Colocar todos os ingredientes num tacho, triturar ligeiramente com a varinha mágica e deixar cozinhar até atingir a consistência de compota (coloque um pouco da compota num prato e passe o dedo sobre ela, se a compota não voltar a juntar-se, formando uma estrada, está no ponto). No final, triture novamente para ficar mais homogénea. 
Verter para frascos esterilizados e deixar arrefecer os frascos virados ao contrário (costumo deixar assim durante 24 horas).


E como não sou a única a partilhar, deixo-vos aqui um bolo rainha saudável, feito pela Sílvia (da página de facebook "As minhas perdições") que me parece ser uma delícia e irá estar presente na minha mesa de Natal também ...



28 comentários:

  1. E um ótimo presente, é como se diz mesmo um presente bem doce :D


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Um pauzinho quentinho e um pouco destas compostas, ui ui que maravilha.
    .
    Deixando cumprimentos
    .

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro o Natal mas confesso que este ano ainda não entrei no espírito! Ando tão sobrecarregada que ainda nem consegui decorar a casa. Talvez por isso o espírito ainda não se tenha instalado! Todos os anos faço uma árvore diferente. Vou conjugando aquilo que há cá por casa e saem sempre árvores diferentes. Este ano não estou inspirada! Mas tenho seriamente de pensar nisso e decidir pois os miúdos já há dias que me perguntam se este não não fazemos natal! Tal como tu adoro as músicas, os aromas, as receitas, não passo sem ver a saga de Home Alone (nunca me canso, juro), adoro a consoada e a seguir ir à missa do Galo. É tudo mágico! E tal como tu detesto a parte das prendas. Detesto a parte do consumismo, e detesto ter de andar às compras! Por mim esta parte podia muito bem ser abolida! Este ano fui muito prática e já despachei essa parte! As prendas caseiras são sempre uma aposta segura. E as compotas e os licores são das melhores coisas que se pode oferecer! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos mesmo parecidas ^_^
      Quanto à decoração tens mesmo de a fazer em breve, os miúdos adoram e eu lembro-me de quando era pequena estar sempre em pulgas para montar a árvora, era uma festa para mim.

      Eliminar
  4. Sem dúvida um óptimo presente,...
    Passatempo a decorrer, na página de facebook aqui: https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  5. Essa compota deve ser uma delicia, adoro! Esse bolo rei é o meu preferido.Obrigada por me deixares a salivar :-)

    Beijo e um excelente dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar ambos, o bolo rainha vai ser uma das receitas a experimentar este natal cá em casa :)

      Eliminar
  6. Bem parece ser bastante bom essa compota
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Eu adoro compotas caseiras e gosto ainda mais de as fazer :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro comer mas confesso que nem sempre gosto de as fazer :P

      Eliminar
  8. Obrigada Carla pela partilha :) Adorei. Estes também são os presentes que mais gosto! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto de tudo no natal, inclusive a troca de prendas! :) Gostei desta tua saborosa e gulosa sugestão de prenda. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu confesso que das prendas dispenso mas adoro tudo o resto, especialmente a parte de estarmos reunidos na mesa :)

      Eliminar
  10. Olá, gostei bastante da sugestão. Beijinhos
    http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Thank you for visit to my blog ;)
    I follow your blog - it's great place! :)

    https://elenabienvenido.blogspot.com.es

    ResponderEliminar
  12. Olá Carla
    Amei sua sugestão de compota de maça e framboesa, me parece bem gostosa.
    Estou amando os posts publicados por todas as participantes de presente comestíveis, e estou pensando em presentear algumas pessoas que amo com um presente assim, comestível.
    Bom final de semana
    ----
    Adriana Alves | Blog Viagens Sabores Etc.
    www.viagenssaboresetc.blogspot.com.br

    ResponderEliminar

  13. great post
    Would you like to follow each other on GFC
    let me know and I follow back http://www.ludatischenko.com

    ResponderEliminar
  14. Olha que eu ia adorar receber esta prendinha!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  15. Deve ser fantástica!!! E a cor bem propícia à ocasião, adorei ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  16. A cor dessa compota conquistou-me assim que vi a primeira foto.
    Adorei a sugestão :)
    Um beijo
    Cláudia

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...