quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Mil folhas de baunilha com frutos do bosque


Posso ter andado longe do blog mas dos doces nem tanto, confesso. É um vício que tenho, não consigo viver sem algo docinho. E por isso, alguns foram os doces que fomos experimentando por cá, uns repetidos e outros, uma novidade. A receita que vos trago hoje é a minha resposta ao desafio da Lia e da Susana, o Sweet World, que conta já com 20 edições deliciosas e que nos levam a explorar receitas que até então não saíam do caderninho. E estes mil folhas fizeram sucesso, disso não tenham dúvidas. Experimentem e digam lá se não são uma delícia!!!


INGREDIENTES PARA 4 MIL FOLHAS

Massa folhada: 
- 250g de farinha
- 250g de manteiga bem fria
- 1 colher (chá) de sal fino
- 1 colher (chá) de sumo de limão
- 130ml de água gelada

(caso queira acelerar a receita, pode optar por massa folhada de compra, mas não é a mesma coisa)
Peneire a farinha e o sal para uma taça. Junte 30g de manteiga e mexa com os dedos até obter uma areia fina. Acrescente a água e o sumo de limão e amasse até obter uma massa suave. Forme uma bola, embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico durante 25 minutos.
Entretanto, coloque a restante manteiga entre duas folhas de película aderente e bata com o rolo da massa até obter um quadrado com cerca de 13cm. Sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada, estique a massa até obter um quadrado com cerca de 20cm. Coloque a manteiga no centro (mas na diagonal, em relação ao quadrado da massa) e dobre a massa, de forma a esconder a manteiga por completo. Vire a parte dobrada para baixo e estique de novo até obter um rectângulo de 40cm por 15cm. Com o lado mais estreito virado para si, dobre o terço inferior da massa para cima e o terço superior da massa para baixo, obtendo assim um quadrado. Volte a esticar e dobrar. Embrulhe em película aderente e deixe refrigerar durante 20 minutos (terá assim dado 2 voltas à massa). Volte a repetir este processo mais 2 vezes, refrigerando durante 20 minutos a cada 2 voltas. Nessa altura está pronta a usar. Pese 350g e congele a restante para uma futura utilização.

Depois da massa pronta, estique-a até obter uma espessura de 2 mm e corte 12 rectângulos iguais. Forre um tabuleiro com papel vegetal, coloque os rectângulos de massa e cubra uma folha de papel vegetal. Por cima desta, coloque outro tabuleiro para fazer peso e não deixar a massa crescer. Leve ao forno pré-aquecido a 220º até a massa dourar e ficar crocante. Reserve. 

Creme de baunilha:
- 400ml de leite
- 4 gemas
- 50g farinha 
- 100g de açúcar
- 20g de margarina
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha

Misture as gemas com o açúcar, a farinha, a baunilha e um pouco de leite. Aqueça o restante leite com a margarina e quando este aquecer bem, acrescente em fio a mistura das gemas, mexendo sempre até engrossar. Quando atingir o ponto, verta para um prato fundo, cubra a superfície com pelicula aderente e deixe arrefecer por completo.


Compota de frutos do bosque:
- 200g de frutos do bosque congelados
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- sumo de limão (cerca de meio limão pequeno)

Leve ao lume todos os ingredientes e deixe cozinhar até obter uma compota espessa, mexendo de vez em quando.


Molho de chocolate:
- 70g de chocolate para culinária
- 1 colher (sopa) de leite

Leve ao microondas o chocolate com o leite durante 30 segundos na potência máxima. Retire e mexa vigorosamente. Se ainda não estiver completamente derretido, leve novamente ao microondas mais uns segundos.


Montagem:
Coloque o primeiro rectângulo de massa num prato, recheie com um pouco de creme e por cima um pouco de compota. Cubra com a segunda massa e volte a colocar o creme e a compota. Termine com a última massa e decore a gosto com o molho de chocolate. Sirva de seguida assim simples ou acompanhado por natas batidas (como eu fiz).



20º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Mil folhas"


18 comentários:

  1. Caramba! Ver isto a uma hora destas é perigoso! Não sei se aguento! Nunca fui a maior fã de massa folhada, mas de há uns tempos para cá passei a gostar mais do que devia! A minha barriguinha até se está a manifestar só de olhar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Massa folhada é uma coisinha mesmo boa, pena fazer tão mal mas também de vez em quando não faz mal ... compensa-se noutras coisas. E olha que aqui nesta sobremesa, ela ficou mesmo, mesmo crocante, ias adorar ^_^

      Eliminar
  2. Ai que isso parece ser mesmo uma delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Sou corajosa em experimentar coisas novas, desde massas a cremes e até em receitas salgadas mas não sei porquê embora já há tanto tempo q quero fazer a massa folhada deixa-me receosa. Talvez lendo bem estes passos me aventure.... algum conselho em especial? Adoro o teu mil folhas parece ser muito saboroso 😋
    Beijinhos
    Ana http://acozinhadaanikasblog.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou assim Ana. Em relação à massa folhada, posso-te dizer que já fiz muito boas mas também já tive os meus desastres. No entanto, continuo a adorar fazer e sempre que tenho tempo, lá faço mais uma dose. O principal conselho que te posso dar é que trabalhes sempre com os ingredientes o mais frios possível, que a bancada onde vais esticar a massa seja também fria e que cumpras os tempos de refrigeração. O segredo é mesmo não deixar a manteiga derreter para que as "folhas" fiquem bem definidas. Se te aventurares, diz que eu ajudo no que puder ^_^

      Eliminar
  4. Aiii que saudades que eu tinha de ver as tuas receitas maravilhosas. É mesmo de ficar com água na boca!!! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, também já tinha saudades de andar por aqui, apenas um pouco desmotivada e sem coisinhas novas para publicar ^_^

      Eliminar
  5. Maravilhoso este mil folhas. Parabéns! E a apresentação está fantástica. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia, estes fizeram muito sucesso cá em casa ^_^

      Eliminar
  6. Que mil folhas tão bonito e elegante! Adorei a tua participação no passatempo.

    Também eu não consigo resistir a um bom doce, não é defeito é mesmo feitio ahah

    Bom fim-de-semana,
    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Daniel. Concordo contigo, temos é um grande "feitio" :D

      Eliminar
  7. Não gosto de milfolhas mas estas fotos têm um ar delicioso!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/romwe-wishlist.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Beatriz. Eu também não sou muito fã daqueles mil folhas tradicionais que se vendem nas confeitarias mas este com a acidez dos frutos silvestres convenceu-me muito ;)

      Eliminar
  8. Carla minha querida,
    Que delícia de mil folhas e com essa compota caseira!! Que boa ideia. Adorei a originalidade do duplo recheio.
    Fico super feliz que tenhas feito a minha massa folhada e que tenha corrido bem. Eu, desde que comecei a fazer, já não consigo usar da de compra sinceramente.
    Obrigada por estares connosco uma vez mais.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lia. Também gosto bastante de fazer massa folhada embora confesse que nem sempre a coisa corra na perfeição ^_^

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...