quarta-feira, 19 de abril de 2017

Mini Bakewell tarts ... ou umas tartes de amêndoa e framboesa deliciosas


A Páscoa já passou mas cá em casa foram várias as receitas (tanto doces como salgadas) que fizeram parte da nossa festa e como a amêndoa é rainha nesta época festiva, foi logo decidido que uma tarte de amêndoa faria parte da nossa mesa. 
Mas não podia ser uma tarte qualquer, tinha de ser algo delicioso e perfeito por isso quando vi que o desafio do Sweet World para a 15ª edição era uma tarte de amêndoa, ficou logo escolhida a receita.


Para quem não conhece, a Bakewell Tart é uma tarte de amêndoa inglesa que segundo consta, surgiu de um erro de um pasteleiro que depois se viu obrigado a remediar e acabou por criar algo que agradou e muito a todos, tornando-se um símbolo da gastronomia da região. É composta por uma massa quebrada doce, uma camada de doce de framboesa ou morango, um recheio de frangipane e coberta por amêndoa laminada ou palitada. Espero que experimentem, vão adorar ... nesta Páscoa fizeram sucesso.



Ingredientes da massa quebrada doce:
- 65g de manteiga ou margarina
- 30g de açúcar
- 125g de farinha (usei com fermento)
- 1 gema
- 2 colheres (sopa) de água fria

Ingredientes para o recheio frangipane:
- 100g de manteiga (usei magra)
- 120g de açúcar amarelo
- 3 ovos médios
- 1 colher (chá) de baunilha
- 150g de amêndoa ralada finamente
- 1 colher (sopa) de farinha (usei com fermento)
- compota de framboesa (usei caseira com pouco açúcar)
- 50g de amêndoa palitada para polvilhar

Para a massa:
Coloque numa taça a margarina, o açúcar, a farinha e a gema. Mexa com as pontas dos dedos e acrescente a água aos poucos até obter uma massa homogénea. Forme uma bola e leve ao frigorífico durante pelo menos 1 hora. Depois desse tempo, estique-a numa bancada polvilhada com farinha e forre pequenas formas. Sobre a massa coloque um pouco de papel vegetal e encha as formas com feijão seco. Leve ao forno pré-aquecido a 190º, até as laterais da massa dourarem. Retire do forno e coloque uma colher (de sobremesa) de compota sobre a massa, encha depois com o recheio frangipane, polvilhe com amêndoa palitada e leve novamente ao forno até dourar e o recheio ficar firme. Quando estiverem prontas (faça o teste do palito), retire do forno, desenforme e deixe arrefecer por completo, polvilhando com açúcar em pó.. 

Para o recheio frangipane:
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Junte os ovos, um a um, o aroma de baunilha, a amêndoa ralada e a farinha. Verta nas formas já preparadas com a massa e a compota.

Notas:
- esta receita rendeu-me 12 mini-tartes.
- caso utilize compota de compra, reduza no açúcar do recheio para que não fique demasiado doce.

15º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Bakewell Tart"


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...