segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Bolo São Marcos de café


São Marcos é um bolo que muitos conhecem de ver nas vitrines das pastelarias. E embora seja muito conhecido por cá, confesso que nunca o tinha visto até o comer em Espanha (seu país de origem) o ano passado. E embora seja um bolo até bastante interessante a nível visual, o seu sabor é simples e não nos faz desejar comer em breve novamente. Por essa razão, quando vi que a edição deste mês do Sweet World era precisamente este bolo, resolvi adaptá-lo um pouco mais aos gostos cá de casa e como todos adorámos café, assim saiu este São Marcos de café para finalizar o almoço de domingo. E desta forma já achei este bolo bem mais interessante :)



Ingredientes do bolo:
- 2 ovos
- 60g de açúcar
- 70g de farinha com fermento
- 2 colheres (sopa) de leite

Bata as claras em castelo e depois de "levantarem", vá juntando aos poucos o açúcar até obter um merengue firme. Sempre a bater, junte as gemas, uma a uma, e o leite. Por fim, envolva delicadamente a farinha peneirada. Verta para uma forma (untada e polvilhada) e leve ao forno pré-aquecido a 180º. Cuidado que ele coze rápido. Retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Corte o bolo ao meio, de forma a obter 2 camadas.

Ingredientes para o creme:
- 200ml de natas
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (sobremesa) de café instantâneo
- 4 folhas de gelatina

Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria durante 5 minutos, escorra-as e leve ao microondas cerca de 10 segundos para derreter.
Bata as natas com o açúcar até obter um chantilly firme, acrescente o café e bata mais um pouco. Por fim, envolva a gelatina.
Forre a forma que cozeu o bolo com película aderente, coloque uma camada de bolo no fundo, espalhe o creme e cubra com a outra parte do bolo. Leve ao frigorífico até solidificar.

Ingredientes para o doce de ovos:
- 3 gemas
- 2 a 3 colheres (sopa) de açúcar 
- 3 colheres (sopa) de água
- caramelo líquido

Misture as gemas com o açúcar e a água e leve ao lume brando, mexendo sempre até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.
Quando o bolo estiver solidificado, desenforme para um prato de servir, espalhe o doce de ovos e por cima deste, um pouco de caramelo líquido. Mantenha no frio até há hora de servir.

Nota:
Se gostar de um bolo húmido, humedeça levemente a superfície do bolo com uma mistura de leite e café.

13º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "São Marcos"

36 comentários:

  1. Tal como tu, também não é um bolo que me faça suspirar de amores, mas que fica visualmente muito bonito, lá isso fica!! Parabéns!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é daqueles bem simples mas olha que a adição de café tornou-o bem melhor ;)

      Eliminar
  2. Gosto desse formato retangular, muito mais prático de fatiar! E de café deve ser bem mais interessante! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Elisabete, com café fica mesmo bem melhor ;)

      Eliminar
  3. um bolo que gosto bastante, antigamente só fazia deste bolo para aniversários toda agente adorava mas dá um pouco de trabalho, o teu ficou bem guloso com ótimo aspeto.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, já eu não sou a maior fã, confesso. Esta foi apenas a minha segunda prova do bolo mas gostei bem mais desta versão de café :)

      Eliminar
  4. Que delícia!!! :D
    Mesmo eu que não consumo café não era capaz de resistir. Está qualquer coisa. Beijinhos :)
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sara, o café é opcional mas olha que gostei mais com ele, sem dúvida :)

      Eliminar
  5. Nossa isso parece uma delicia
    adorei a tua sugestão
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sofia, toca a experimentar no fim de semana :)

      Eliminar
  6. Não conhecia este bolo Carla, obrigada por partilhares connosco :)
    Tem um aspecto delicioso, conquistou-me! E eu nem ligo a bolos/sobremesas com café!
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Ana. Pelo que percebi é um bolo que costuma estar em todas as pastelarias mas confesso que nunca o vi, ou me apercebi da sua presença. Foi apenas em Espanha que o saboreei e embora não fosse mau, confesso que com café é bem melhor ;)

      Eliminar
  7. Deve ser tão bom!!! Babei :P
    Beijinho e boa semana.

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  8. Adoro!! mas nunca fiz sempre achei que seria muito difícil de fazer mas este parece fácil e delicioso.Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É simples sim Simone e faz-se bem rapidinho. O toque diferenciador do café neste São Marcos em particular acho que fez toda a diferença e tornou-o bem mais saboroso ;) Experimenta e depois diz como correu ...

      Eliminar
  9. Mandas uma fatia, sim, por favor? É que eu também adoro o sabor a café. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Que bolo maravilhoso,...posso tirar uma fatia?
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim Mary, mas leva três para todos aí em casa :)

      Eliminar
  11. Uauu! Que bom aspecto! Até pensei em fazer...mas gosto de receitas mais práticas, mais parece ser muito bom! Quem sabe um dia faça...também tenho meu blog com minhas receitinhas do meu dia a dia., quando puder dá uma passadinha por lá. https://dahoranacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, em breve vou conhecer a tua cozinha também :)
      Em relação ao bolo, olha que este é bem simples, só tens de fazer um bolo, bater uma natas e fazer um doce de ovos rápido, bem simples ;)

      Eliminar
  12. Olá Carla,
    E com as devidas adaptações o teu São Marcos ficou Perfeito!
    Eu pessoalmente adoro este bolo, para mim é um perigo tê-lo por perto... Mas a opinião não é unânime, algumas pessoas acham-no mais enjoativo. É normal!
    Muito Obrigada por mais uma excelente participação no nosso Sweet! :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu quando o provei a primeira vez, gostei mas não me entusiasmei, daí ter dado o toque de café e todos adoraram ;) Mais um sweet aprovado por todos cá em casa ;)

      Eliminar
  13. Gostei muito da tua versão, sobremesas com natas e café têm tudo para me agradar :D

    ResponderEliminar
  14. Bolo de S. Marcos confesso curiosa com este bolo aiiii está versão café ai ai
    Adorei beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta, acho que vais gostar :)

      Eliminar
    2. No meu trabalho costumavam levar muitas vezes nos aniversários e eu adorava. Nunca me atrevi a fazer. O teu está magnifico! Beijinhos

      Eliminar
    3. No meu trabalho costumavam levar muitas vezes nos aniversários e eu adorava. Nunca me atrevi a fazer. O teu está magnifico! Beijinhos

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...