quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Panna cotta de maçã e especiarias


Hoje a semana está mais doce do que o costume aqui pelo blog mas de vez em quando tenho de fazer jus ao nome do blog, não acham?
E acreditam que eu nunca tinha feito nem comido panna cotta? Sim, é verdade e nem sei bem o porquê, já que até deve ser das sobremesas mais simples de se fazer. Mas como existe uma primeira vez para tudo, lá saiu a minha primeira panna cotta e não sei porque demorei tanto a fazer. Fica uma sobremesa muito agradável, fresca e nada enjoativa, perfeita para o meu gosto. O toque das especiarias na maçã ficou muito agradável e combinou perfeitamente com o creme de natas. Por isso, deixo-vos aqui esta sobremesa com toque de outono para experimentarem e quem sabe, também fazerem pela primeira vez uma panna cotta como eu :)



Ingredientes:
- 200ml de natas light
- 300ml de leite magro
- 50g de açúcar amarelo (3 colheres de sopa)
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 1 casca de limão
- 4 folhas de gelatina

Para a cobertura:
- 3 maçãs grandes (usei golden cá de casa)
- 1 colher (chá) cheia de canela em pó
- 1 colher (café) mal cheia de gengibre em pó
- 100ml de água
- 1 colher (sopa) de açúcar amarelo (podem colocar mais se gostarem muito de doces)




Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante cerca de 5 minutos. Escorra-as e derreta 15 segundos no microondas. Reserve.
Leve ao lume as natas, o leite, o açúcar e a casca de limão até a mistura aquecer (sem ferver). Mexa e junte o aroma de baunilha e as folhas de gelatina derretidas. Verta em tacinhas e leve ao frigorífico até solidificar.

Entretanto prepare a cobertura: leve ao lume um tacho com a maçã descascada e cortada em cubinhos, as especiarias, o açúcar e a água. Deixe cozinhar até a maçã estar macia. Retire do lume e reserve.
Na hora de servir, coloque a maçã por cima da panna cotta e sirva, bem fresca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...