sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Cheesecake japonês com calda de ameixas


Como vem sendo hábito, tenho participado desde o início no desafio Sweet World e aprendido muito sobre os doces que andam por este mundo fora. Isto para dizer que a receita de hoje é mais uma vez a minha resposta ao desafio que já vai na 9ª edição e desta vez era suposto fazer um cheesecake, mas não um qualquer, teria de ser de forno.
E dito isto, não podia deixar de ir para a cozinha, já que adoro cheesecakes e aprendi recentemente a gostar bastante dos de forno (posso garantir que deste comi metade sozinha).


O cheesecake tem na sua origem muitas controvérsias e teorias. Terá surgido nas ilhas gregas à mais de 4.000 anos atrás e seria dado aos atletas olímpicos como fonte de energia. Muito tempo depois, já no século XX, tornou-se um ícone da doçaria americana pelas mãos de Arnold Reuben que criou o tão famoso New York Cheesecake. Desde então já surgiram imensas variedades pelo mundo fora, com base, sem base, no forno, no frigorífico, o difícil é mesmo escolher um.
A receita escolhida desta vez foi uma das que já estava marcada para fazer há algum tempo, um cheesecake japonês sem base, bem fofo e leve, cozido no forno. A minha receita foi levemente adaptada desta encontrada no blog "Baunilha e Caramelo".


Ingredientes:
- 250g de queijo mascarpone
- 50g de manteiga magra
- 100ml de leite
- 6 ovos
- 60g de farinha
- 20g de amido de milho
- 1 colher (chá) de aroma de baunilha
- 120g de açúcar

Para a calda de ameixas:
- 8 a 10 ameixas (sem pele nem caroços)
- açúcar a gosto


Forre uma forma redonda de 21cm com papel vegetal, deixando uma margem para depois conseguir retirar o cheesecake. 
Leve ao lume um tacho com o leite, a manteiga e o queijo até derreter e ficar uma mistura homogénea. Retire do lume e deixe arrefecer. Misture as farinhas com as gemas e o aroma de baunilha e junte ao preparado anterior. Bata as claras em castelo e quando ficar firme, junte aos poucos o açúcar até obter picos firmes e brilhantes. Envolva delicadamente no preparado anterior e verta para a forma, alisando a superfície. Leve a cozer no forno pré-aquecido a 180º, em banho-maria, durante cerca de 1 hora (se começar a dourar demasiado, coloque uma folha de papel de alumínio por cima). Para saber se está cozido, toque no centro do cheesecake e se este se encontrar firme ao toque, está pronto. Desligue o forno e deixe arrefecer com a porta semi-aberta (abertura de cerca de 2 dedos). Quando estiver frio, retire da forma e desenforme. Cubra com a calda de ameixas e leve ao frigorífico até refrescar bem. Sirva fresquinho.

Para a calda de ameixas, leve ao lume um tacho com as ameixas e o açúcar até que as ameixas estejam bem macias e o molho apurado. Se quiser, triture com a varinha mágica.

9º edição do desafio Sweet World, dos blogs Lemon & Vanilla e Basta Cheio - "Cheesecake de forno"



52 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Teresa, eu adorei e acabei com metade sozinha, para minha desgraça ;) o que vale é que a balança anda minha amiga :D

      Eliminar
  2. Ficou simplesmente fantástico e de sabor deve ser uma delicia...um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Natércia, ficou realmente bem saboroso, eu adorei :)

      Eliminar
  3. Great! :)

    New post on my blog: http://vesnamar.blogspot.rs/2016/10/simple-autumn-outfit.html

    ResponderEliminar
  4. Eu já fiz cheesecake japonês mas é diferente desse. Mas minha linda, esse não fica nada atrás! Louca por cheesecake como sou também era capaz de comer meio cheesecake como tu fizeste! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada, é que em 48 horas lá se foi meio para a minha barriga. O que vale é a balança ser minha amiga e não me dar nenhuma má notícia, senão estaria tramada ... e ainda por cima, este foi feito no mesmo dia que um bolo de amêndoa que vai aparecer para a semana aqui e que foi novamente devorar, devorar, devorar. Ando mesmo gulosa agora :D

      Eliminar
  5. :) Estou a ver que se come bem!! Olha tem um aspecto fantástico mesmo! Eu podia bem comer a outra metade!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas olha que terias de ser rápida Ana, é que havia mais 2 na fila pela outra metade :D :D :D

      Eliminar
  6. Gosto imenso de cheesecake e este parece suave e delicioso. E quando é bom, desaparece num instante,não é? Mais uma bela participação.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem me digas nada Márcia, ando demasiado gulosa e estes desafios não têm ajudado nada no meu pecado da gula ... pelo menos é o meu único pecado :P

      Eliminar
  7. Nunca fiz mas fiquei cheia de vontade de experimentar...
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um cheesecake bem diferente daqueles que levam gelatina, mas tem uma consistência suave e deliciosa, eu adoro :)

      Eliminar
  8. Nossa que delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Fiz uma vez mas baixou e ficou feio mas de sabor estava muito bom.
    O teu ficou perfeito, gostei muito dessa calda.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado São. O meu medo quando o levei ao forno era mesmo esse, que abatesse e em vez de cheesecake, ficasse com uma queijada. Ainda bem que correu bem e o sabor, ficou óptimo :)

      Eliminar
  10. Que receita maravilhosa, deve ter ficado uma delícia! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  11. Também gosto muito e o aspecto desse não engana ninguém, ficou uma delicia! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Belíssima sugestão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/pate-de-atum-fit.html

    ResponderEliminar
  13. Deve ser uma delicia! Adoraria experimentar uauu!
    Obrigada por compartilhar essa maravilha de receita Carla. Beijonhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por me vires sempre visitar, fico contente que tenhas gostado :)

      Eliminar
  14. Olá Carla
    Que lindo e que delícia deve estar!!
    Amoooooo cheesecake💞
    Levo uma fatia para mim😁
    Excelente fds pra ti
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luli, cheesecake é algo a que nunca devemos virar as costas, podes levar as fatias que quiseres, bom fim de semana :)

      Eliminar
  15. Babei! rs

    Adorei o blog, estou seguindo! Adorando as dicas e as fotos hahaha <333


    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Stefanie, fico muito feliz por te ter por aqui :)

      Eliminar
  16. It looks delicious!! :)

    mystylishcorner.blogspot.ba

    ResponderEliminar
  17. Oh My GOD derreti completamente!! O teu blog é uma perdição! Acho que hoje me vou aventurar com uma das tuas receitas ;)

    https://letrendycharm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico mesmo feliz em ouvir isso Diana, o blog está aqui para isso, fazer as pessoas saírem da sua zona de conforto e testarem algo novo :)

      Eliminar
  18. Que incrivel,parece ser delicioso !!!


    Te indiquei a um premio la no blog <3

    beijinhos

    www.brilhou.com

    ResponderEliminar
  19. Que textura tão fofa! Ando muito curiosa com esta variedade de cheesecake :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou realmente fofo e leve, uma mistura entre cheesecake e angel cake, se me faço entender ;)

      Eliminar
  20. Querida carla,
    É sempre tão bom contar contigo e com as tuas delícias e participações neste SW!!
    Escusado será dizer que amei este teu cheesecake e olha, se tu comeste metade sozinha, garanto-te que se aí estivesse, teria comido a outra metade e também sozinha, lol!
    Um beijinho linda,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu Lia, por me proporcionares estas doces descobertas. Por vezes temos em mente algumas coisas para fazer mas necessitamos de um pequeno empurrão e este sweet world tem-me ajudado muito nisso. Quanto ao cheesecake, adorei mesmo ... vê-se pelo que comi :D
      Até ao próximo desafio ;)

      Eliminar
  21. Olá carla,
    Cheesecake Japonês é uma receita que tenho marcada há algum tempo para fazer, e assim que olhei para as tuas fotos achei a massa mais arejada e leve que os cheeses de forno mais tradicionais. Depois de ler percebi. :)
    Ficou lindo, alto como é suposto nesta versão, e tão mas tão convidativo. Gostei imenso!

    Bjinhos e até ao próximo tema! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Susana, por aqui fez muito sucesso, especialmente comigo que comi que nem uma esfomeada :D

      Eliminar
  22. Oi oi! Tenho uma curiosidade em relação ao cheesecake japones: Ele fica bom no dia seguinte ou perde a cremosidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel. Ele mantêm a mesma consistência pelos menos 2 dias depois de ser feito. Servido fresco fica muito agradável

      Eliminar

Obrigado pela visita, se gostou deixe o seu comentário ou faça "like".
Volte sempre que quiser :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...