quarta-feira, 6 de julho de 2016

Pão integral de iogurte e especiarias


Gosto muito de comer pão e como tal, por necessidade, acabei também muito por gostar de o fazer. É claro que se o tivesse de amassar, não gostaria tanto de o fazer. 
A receita que trago hoje é um daqueles pães em que nem é preciso acrescentar mais nada, um pão que se come muito bem simples mas com manteiga ou queijo ainda fica melhor. Um pão levemente adocicado, muito fofo e bastante aromático, com uma combinação de sabores que adoro e que deixa a cozinha com um cheirinho delicioso ... 


Ingredientes:
- 200ml de água
- 120ml de iogurte natural
- 10g de fermento de padeiro fresco
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (café) de canela
- 1 colher (café) de cardamomo moído
- 1 colher (café) de açafrão em pó
- 2 colheres (sopa) de mel (usei de urze)
- 300g de farinha de trigo 65
- 200g de farinha de trigo integral

Dilua o fermento num pouco de água. Coloque na cuba da MFP todos os ingredientes, primeiro os líquidos e depois os sólidos, terminando com o sal. Programe pão normal, tostagem média, 750g.

Caso não tenha MFP, dilua o fermento num pouco de água, junte os restantes ingredientes e amasse até obter uma massa elástica. Deixe descansar (coloco sempre dentro do forno ou do microondas) até que esta duplique o seu tamanho. Dê forma ao pão ou coloque-o dentro de uma forma de bolo inglês, deixe levedar mais um pouco (cerca de 30 minutos) e leve a cozer no forno, pré-aquecido a 200º, pincelado com leite ou água, até este estar cozido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...