sábado, 12 de dezembro de 2015

Bolo-pudim de laranja

Há receitas que nos passam ao lado e há outras que nos ficam na cabeça, e esta é uma delas. Posso-vos dizer que esta está há anos na minha cabeça e só agora foi feita (talvez por medo que a coisa corresse mal). A verdade é que fui adiando e até me esqueci dela até o meu irmão achar engraçada e pedir para fazer, ou melhor, meter as mãos na massa. Como ele não tem experiência na doçaria, tornei-me a sua ajudante e assim saiu esta sobremesa, que gostei bastante e posso-vos dizer que vai ser feito mais vezes cá em casa, com outros sabores ... Se nunca o fizeram, não temam porque na realidade as camadas separam-se mesmo e já que estamos na época natalícia, porque não tê-lo na mesa da consoada :) 



Ingredientes para o pudim:
- 4 ovos
- 1 lata de leite condensado
- sumo de 1 laranja e o restante em leite até perfazer 2 latas (medida do leite condensado)
- caramelo líquido qb

Ingredientes para o bolo:
- 4 ovos
- 2/3 chávena de açúcar
- 1 chávena com o sumo de 1 laranja e o restante em leite
- raspa de 1 laranja
- 2 chávenas de farinha com fermento

A chávena usada tinha a capacidade de 240ml



Ligar o forno a 180º, colocar dentro um tabuleiro (maior que a forma) com água. Barrar uma forma com o caramelo e reservar.
Para o pudim, bater todos os ingredientes e verter na forma.
Para o bolo, bater as gemas com o açúcar, juntar os líquidos alternando com a farinha. Envolver por fim as claras em castelo. Verter sobre o pudim e levar ao forno (em banho-maria) até o bolo estar cozido. Deixar arrefecer por completo na forma e desenformar. Manter no frio até à hora de servir. Se quiser pode juntar mais um pouco de caramelo quando servir.

Nota: nós achámos que a camada de bolo deveria ser mais pequena e para a próxima irei fazer apenas metade da receita do bolo e ter as duas camadas em tamanho idêntico :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...